sábado, 12 de julho de 2008

Eu "Googlo", tu "Googlas", ele "Googla" e os jornais impressos do RJ tbm "Googlam"!

Estava no trabalho quando uma amiga minha me deu o jornal "Expresso", do Rio de Janeiro para dar uma lida. Quando chego na página que mostra a programação das emissoras (incrível como os jornais ainda publicam isso ! oO) dou de cara com a foto abaixo, divulgação do filme "Waterworld", que passaria na Sessão da Tarde na sexta-feira dia 13/07. Porém, reparei que havia algo de errado na foto... De onde saiu aquele dinossauro/Godzilla? xD~~ Não lembrava dessa cena neste filme! (clique na imagem para ampliar)



Vi logo de cara que o sujeito que fez o artigo, pegou a imagem da internet possivelmente no Google e não reparou que se tratava de uma montagem. E para minha surpresa, não é que ela estava lá na busca, logo na primeira linha? Vejam a Screenshot que tirei:


Todo mundo sabe que isso não é a primeira vez que isso acontece, mas mostra como todos, inclusive jornais, revistas e programas de TV utilizam de meios mais fáceis e rápidos, como a internet, para gerarem suas notícias (alguém já reparou que os tele-jornais mostram os mapas agora com o Google Earth?).
E isso é um problema? Obviamente que não! Toda a mídia faz isso hoje em dia e isso é mais do que normal. Afinal, temos que utilizar as ferramentas mais rápidas para gerar notícias de forma rápida não? E qual é o meio mais rápido que temos hoje para conseguir uma informação do que o Google?
O problema é quando o profissional, por utilizar uma ferramenta muito rápida, acaba fazendo TUDO muito rápido também, não prestando atenção no que faz. O que acaba gerando uma "pérola" como essa que foi fraglada. Claro que ninguém tem obrigação de saber como são todas cenas de todos os filmes que passam na Sessão da Tarde (que Deus nos livre disso oO), mas o cara, que provavelmente deve ser um design (ou pelo menos deveria ser) podia ter presta um pouco de atenção e reparado que era uma montagem.
Sorte do cara que foi para um jornal de R$0,50 e para uma coluna não muito importante, pois se fosse para O Globo por exemplo, seria justa causa na certa xD~~!

3 comentários:

Shuu~ disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

nuss q montagem hein?
ahahaha
nun acredito nisso ateh agora cara,
eu tenho q ver esse jornal...
kkkkkkkkkk

Anônimo disse...

É complicado msm. Não é só questão de dar uma bola fora dessa, mas o designer tem a obrigação de saber procurar imagens na net, independente de qualquer pressa em publicar uma informação.
Existem direitos autorais, existe essa veracidade de imagem...acho que independente de ser um jornal de 0,50¢ , se eu fosse o patrão desse cara ia rolar uma conversa neh...
Mas...
Que foi engraçado foi xD

Homem Sem Poderes disse...

Esqueci até da questão dos direitos autorais! Realmente o sujeito não pode sair pegando qualquer imagem na net e publicar sem prévia autorização. Realmente o cara merece um puxão de orelha :P